Site Overlay

Sobre a autora

Foto de Paulo Fonseca

FORMAÇÃO ACADÊMICA

– Doutoranda na Universidade de Brasília, sob orientação do Prof. Dr. Marcus Mota, com a tese: A Ópera em Brasília: Gênese e Desdobramentos na Atualidade
– Mestrado em Performance pela Universidade de Goiás, orientada pelo Prof. Dr. Ângelo Dias, com o tema: Um Medo Ordinário: pesquisando a ansiedade na performance do cantor lírico (2012)
– Graduação em Música, Bacharelado em Canto, pela UnB, Universidade de Brasília (1990), classe do baixo Zuinglio Faustini.
– Licenciatura em Música pela Universidade Católica, DF (2010)
– Pós-graduação em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior pela ESAB, Escola Superior Aberta do Brasil (2009)
– Graduação em Artes Cênicas pela UFG (cursou 4 semestres)

OUTROS CURSOS

2000 – Master Class com Joan Donermann (coach do Metropolitan Opera), John Norris (Stage Director) e Debora Birmbaum (Brooklin College) – Portland, Oregon
1998 – Curso de Verão do Teatro Colon, classe da Maestra Suzana Cardonet – Buenos Aires, Argentina
1994 – Curso Internacional de Verão, classe do Prof. Inácio de Nono – Brasília, DF
1992 – Curso Internacional de Verão, classe do Maestro Osvaldo Colarusso – Brasília, DF
1990 – Curso Internacional de Verão, classe do Maestro Silvio Barbato e Profa. Niza de Castro Tank
1989 – Curso de “Opera, Lieder e Negro Spirituals” – Universidade de Brasília, DF
– Curso Internacional de Música – Pró-Arte Teresópolis, RJ, classe do prof. Franz Hüyts (Holanda)
1972/1974 – Piano – Conservatório Lia Salgado – Leopoldina, MG

ARTIGOS PUBLICADOS

“A Ópera está Morta! Viva a Ópera! A Revitalização da Ópera no Distrito Federal” – Revista Dramaturgias n° 2 e 3 – Revista do Laboratório de Dramaturgia – UnB (Universidade de Brasília)
http://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/article/view/21901/15616
“Traduzir Óperas para o Português: perspectivas práticas e metodológicas para questões de acessibilidade e barateamento de custos” – Revista Dramaturgias n° 7 – Revista do Laboratório de Dramaturgia – UnB (Universidade de Brasília)
http://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/index
“Acervo de Canção de Câmara de Hermelindo Castello Branco: questões sobre a inserção de compositoras no repertório cancional canônico no Brasil” – Site da ANPPOM

PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSOS, SEMINÁRIOS, MESA-REDONDA E OUTROS

2017 – XXVII Congresso da ANPPOM – Apresentação do concerto Compositoras de Canção de Câmara no Acervo Hermelindo Castello Branco, com a pianista Gisele Pires Mota (professora da UnB)
2017 – V Seminário da Canção Brasileira – Concerto Compositoras de Canção de Câmara no Acervo Hermelindo Castello Branco e participação na Mesa Redonda sobre o Acervo
2018 – XXVIII Congresso da ANPPOM – Apresentação de artigo sobre Compositoras Brasileiras

CONDECORAÇÕES

2008 – Medalha do Mérito Cultural da Pro-Arte/Brasília
2000 – Comendadora da Ordem do Mérito Cultural do Distrito Federal outorgada pelo Governo do DF

CONCURSOS

1999 – Finalista – Ellen Faul Gordon Vocal Competition – Portland, Oregon, EUA
1998 – Terceiro Lugar – VI Concurso Internacional de Canto Carlos Gomes – Rio de Janeiro, Brasil.
1997 – Semifinalista do I Concurso Internacional de Canto do Mercosul, Chile e Bolívia – Montevidéu, Uruguai.

BOLSAS DE ESTUDO

1999/2000 – Bolsa Virtuose – Ministério da Cultura
Curso de Aperfeiçoamento em Ópera em Portland, Oregon, EUA, com o Maestro Franco Iglesias.

ÓPERA
No Brasil:

2021 (em fase de produção)
O Caixeiro da Taverna – Produção (composição de Guilherme Bernstein, baseada na peça homônima de Martins Penna)
O Barbeiro de Sevilha – Direção de Cena, Direção Artística, produção executiva, cenários, figurinos e Rosina
Segundo Ópera Estúdio da Casa da Cultura Brasília

2020
O Barbeiro de Sevilha – Direção de Cena, cenários, figurinos e papel principal – Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul
O Telefone – Direção de Cena, cenários, figurinos e papel principal – Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul
(em fase de produção) O Barbeiro de Sevilha – circulação pelo DF

2019
Cosi fan Tutte – Direção de Cena e figurinos – Teatros SESC Gama, Ceilândia, Taguatinga e Teatro da Escola de Música de Brasília – M. Ricardo Sousa-Castro
Giorgetta (Il Tabarro) – Sala Plínio Marcos/DF – M. Ricardo Sousa-Castro
Nedda (Pagliacci) – Teatro Glauce Rocha – Campo Grande/MS
O Barbeiro de Sevilha (Direção de Cena e Rosina) – Vitória/ES

2018
Tosca – Direção de cena, cenários e Tosca – Batatais, SP – M. Artur Soares
Der Trommler (Der Kaiser von Atlantis) – circulação no DF – M. Gustavo Koberstein
O Barbeiro de Sevilha (Direção Artística, produção executiva e Rosina) – circulação no DF – M. Felipe Ayala
A Flauta Mágica – Direção Artística e Figurinos – Teatro da Escola de Música de Brasília – M. Rafael Ribeiro

2017
Mimi (La Bohème) – Teatro do SESI – Vitória/ES – M. Leonardo Davi
Leonora (Fidelio) – Teatro da Escola de Música de Brasília – M. Artur Soares
Don Pasquale – Direção de Cena – Teatros do SESC-DF
Lucy (O Telefone) – Protagonista e Direção de Cena – Escolas Públicas do Distrito Federal
Gianni Schicchi – Direção de Cena – Escolas Públicas do Distrito Federal
Lucy (O Telefone) e direção de cena – Turnê por 5 cidades do Espírito Santo

2016
Gianni Schicchi – Direção de Cena – Teatro da Escola de Música de Brasília
As Alegres Comadres de Windsor – Direção de Cena – Teatro da Escola de Música de Brasília – M. Ricardo Sousa-Castro

2015
Lady Billows (Albert Herring) – Teatros SESC Gama, Ceilândia, Taguatinga e Teatro da Escola de Música de Brasília – M. Deyvison Miranda
Cosi fan Tutte (direção de cena, figurinos e Fiordiligi) – Teatro Plínio Marcos – Funarte – M. Ricardo Sousa-Castro

2014
Tosca (Tosca) – IV Festival de Ópera de BSB – M. Claudio Cohen
Der Trommler (Der Kaiser von Atlantis) – CCB – M. Gustavo Koberstein
Rita (A Cartomante) – Teatro Pedro Calmon – M. Jorge Lisboa Antunes
Vitelia (La Clemenza de Tito) – Teatro Dulcina -M. Deyvison Miranda

2013
Carmem (Carmem) III Festival de Ópera de BSB – M. Claudio Cohen
Lucy (O Telefone) – Nas escolas públicas do DF
Brunnhilde (A Valquíria) – TMRJ – M. Luiz Malheiro (como doppione de Eliane Coelho)

2012
Terceira Norna (Crepúsculo dos Deuses) – TMSP – M. Luiz Malheiro
Elettra (Idomeneo) – TMSP – M. Rodolfo Fischer
Carmem (Carmem)- II Festival de Ópera de Brasília – M. Claudio Cohen
Santuzza (Cavalleria Rusticana) – II Festival de Ópera de BSB – M. Abel Rocha
Nancy (Albert Herring)- Teatro Nacional de Brasília – M. Deyvison Miranda

2011
Santuzza (Cavalleria Rusticana) – I Festival de Ópera de BSB – M. Claudio Cohen
Nedda (Pagliacci)- Teatro Carlos Gomes (ES) – M. Leonardo Davi
Gianni Schicchi (direção de Cena, cenário e figurino) – Teatro Dulcina DF

2010
Maddalena (Andrea Chenier) – Palácio das Artes – M. Luiz Malheiro

2009
Mãe (Hansel e Gretel) – Teatro Nacional de BSB – M. Ira Levin
Mãe (Hansel e Gretel) – Teatro Plínio Marcos – FUNARTE/DF
Papagena (A Flauta Mágica) ao ar livre – DF – M. Silvio Barbato

2008
Leonora (Fidelio) – TMRJ – M. Roberto Minczuk
Odalea (Condor) – Campinas – M. Luiz Malheiro
Amneris (Aída) – Palácio das Artes – M. Roberto Duarte
Papagena (A Flauta Mágica) – Esplanada dos Ministérios – M. Silvio Barbato

2007
Carmen (Carmen) – ao ar livre – M. Silvio Barbato
Mulher (O Cientista) – Salvador, Fortaleza e Duque de Caxias – M. Silvio Barbato

2006
Santuzza (Cavalleria Rusticana) – Teatro Nacional de BSB – M. Ricardo Rocha
Donna Elvira (Don Giovanni) – Teatro Nacional de BSB – M. Silvio Barbato
Elettra (Idomeneo) – TMRJ – M. Silvio Barbato
Nedda (Pagliacci) – Belo Horizonte e Ipatinga (MG)
Nedda (Pagliacci) – Cruzeiro (SP)

2005
Lady Macbeth (Macbeth) – TMRJ – M. Silvio Barbato
Vallenciane (A Viúva Alegre) – Ipatinga (MG)
Suor Angelica (Puccini) – Sabará (MG)

2004
Turandot (Turandot) – Palácio das Artes – M. Marcelo Ramos
Leonora (Il Trovatore) – MG (cortina lírica)
Lady Macbeth (Macbeth) – TMSP (vesperal lírica) e Belo Horizonte (cortina lírica)
Gala Carlos Gomes (Joanna de Flandres, Fosca, Maria Tudor e Lo Schiavo) – Belo Horizonte (cortina lírica)

2003
Segunda Dama (A Flauta Mágica) – Theatro da Paz (PA) – M. Flávio Florence
Butterfly (Butterfly) – Belo Horizonte (cortina lírica)
Abigaille (Nabucco) – TMSP (vesperal lírica)
Elisabetta (Roberto Devereux) – Belo Horizonte (cortina lírica)
Nedda (Pagliacci) – Belo Horizonte
Bruxa, direção de cena, cenários e figurinos (João e Maria, Ayrton Pisco) – DF – M. Ayrton Pisco

2002
Amneris (Aida) – Palácio das Artes – M. Roberto Duarte
Fosca (Fosca) – Belo Horizonte (cortina lírica)
Maria Tudor (Maria Tudor) – Belo Horizonte (cortina lírica)
Lady Macbeth (Macbeth) – TMSP (vesperal lírica)
Carmen (trechos) – (Carmen) – DF
Lucy (O Telefone) – Pirenópolis/GO
El Amor Brujo – DF

2001
Amnéris (Aída) – Palácio das Artes BH/MG – M. Roberto Duarte
Amélia (Un Ballo in Maschera) – Belo Horizonte (cortina lírica)
Luisa (Luisa Miller) – Belo Horizonte (cortina lírica)

2000
Carmen (Carmen) – Teatro Nacional de BSB – M. Silvio Barbato
Carmem (Carmem_ – Modesto/Califórnia/EUA
Leonora (Força do Destino) – DF (cortina lírica)
Dorabella (Cosi fan Tutte) – DF

1999
Lucy (O Telefone) – DF
Rosina (O Barbeiro de Sevilha) – DF

1998
Rosina (O Barbeiro de Sevilha) – Teatro Nacional de Brasília – M. Elena Herrera
Santuzza (Cavaleria Rusticana) – Teatro Nacional de Brasília – M. Elena Herrera
Lucy (O Telefone) – DF
Lauretta (Gianni Schicchi) – DF

1997
Alisa (Lucia de Lammermoor) – Teatro Nacional de Brasília – M. Elena Herrera

1992 – Dido (Dido e Enéas) – Teatro Nacional de Brasília – M. Osvaldo Colarusso
1990 – Berta (O Barbeiro de Sevilha) – Teatro Nacional de Brasília – M. Silvio Barbato
1989 – Dorabella (Cosi fan Tutte) – Teatro Guaíra (PR)
1986 – L’Enfant (L’Enfant et les Sortilèges) – DF- M. Achille Picchi
1985 – My Fair Lady (no coro) – DF e Belo Horizonte – M. Orlando Leite
1984 – Porgy and Bess (no coro) – DF – M. Emílio de César

Nos Estados Unidos:

1999 – Recital na George Fox University (Portland, Oregon)
– Recital na International School (Portland, Oregon)
– Recital na The Old Church (Portland, Oregon)
– 15th Annual Opera Gala Concert (Modesto, California)

2000 – Carmen (Carmen) – Townsend Opera Players (Modesto, California)
– A Brazilian Concert – Little Opera Hall (Modesto, California)

ÓPERA ESTÚDIO

2018 – De abril a julho
– Criação e produção do primeiro Ópera Estúdio da Casa da Cultura Brasília. Quatro meses de aula com professores renomados e cursos de Técnica Vocal, Arte Dramática (Teatro), Arte Dramática (Ópera), Coaching de alemão, Fisiologia da voz e Fonética. Duas apresentações públicas ao final do curso da ópera A Flauta Mágica, de Mozart. Patrocínio: FAC/Fundo de Apoio à Cultura do DF. 

CONCERTOS

2018
– Solista do Concerto de Abertura do 39° Curso Internacional de Verão de Brasília – Canções de Amor de Cláudio Santoro e Vinícius de Moraes – Orquestra do Curso – Arranjos e Regência: Maestro Joaquim França

2017
– Canções de Câmara de Compositoras Brasileiras, com a pianista Giselle Pires – Congresso da ANPPOM, 2017 – Campinas/S
– Árias e Duetos, com a mezzo soprano Luiza Francesconi e o pianista Artur Soares – Casa Thomas Jefferson – Brasília/DF

2016
– Árias e Duetos, com a mezzo soprano Luiza Francesconi e o pianista Artur Soares – Casa da Cultura Brasília

OUTROS CONCERTOS
– Concerto “Canções do Brasil”, um panorama da música de câmara brasileira, com acompanhamento ao piano de Vânia Marise de Campos e Silva, apresentado em vários locais do DF e cidades do Brasil como Belo Horizonte e Sabará (MG), Cruzeiro (SP) e Fortaleza (CE)
– Concertos com Orquestras, sob a regência de maestros como Roberto Minczuk, Silvio Barbato, Claudio Cruz, Helder Trefzger, Leonardo Davi, Tulio Colascioppo, Davi Junker, Eduardo Ribeiro, Roberto Duarte, Oswaldo Colarusso, Marcelo Ramos, Flavio Florence, Joaquim França, Claudio Cohen, Claudio Santoro e Ira Levin.
– Diversos concertos de música de câmera, com repertório variado abrangendo música de câmara alemã, francesa, italiana, inglesa, brasileira, americana e espanhola.
– Diversos concertos temáticos no auditório da Casa Thomas Jefferson.

DIREÇÃO CÊNICA

– Dirigiu as óperas O Barbeiro de Sevilha (Rossini), O Elixir do Amor (Donizetti), Tosca (Puccini), Don Pasquale (Donizetti), As Alegres Comadres de Windsor (Nicolai), Gianni Schicchi (Puccini), Cosi fan Tutte (Mozart), O Telefone (Menotti), Lucia de Lammermoor (Donizetti), Pagliacci (Leoncavallo), João e Maria (Ayrton Pisco) e a cantata O Menino Maluquinho (Ernani Aguiar)
– Foi assistente de direção e diretora de palco da ópera La Bohème (2000)

PREPARAÇÃO VOCAL

2019 – Preparação vocal do elenco do musical Vivendo de Brisa, de Fernando Marques
2018 – Preparação vocal do elenco do musical Dom Quixote, com a Cia Burlesca

EXPERIÊNCIA ADMINISTRATIVA/PRODUÇÃO

2015 até o presente – Fundadora e Diretora Artística da Casa de Cultura Brasília
2011 – Fundadora do Fórum de Ópera de Brasília
2011/2012 – Assistente de produção do I e II Festival de Ópera de Brasília
2005/2007 – Conselheira de Cultura da Secretaria de Cultura do DF
2006 – Fundadora e Diretora de Difusão e Produção da ASSOM – Associação dos Músicos do DF e Distrito Federal
2003 – Curadora da Exposição Cássia Eller Pessoa x Mito, para reinauguração da Sala Funarte Cássia Eller.
2001 – Produtora assistente do I Festival Cultural de Inverno de Pirenópolis – GO
1998 – Sócia fundadora e produtora executiva da Confraria da Ópera
2000 – Diretora de Cultura da Administração Regional de Brasília
– Assessora do Dep. de Difusão Cultural da Secretaria de Cultura do DF (coordenadora do projeto Arte Por Toda Parte Verão)
1994/1995 – Diretora do Departamento de Promoções da Fundação Cultural do DF
1990/1993 – Assessora de Música do Departamento de Promoções da Fundação Cultura do DF
 Idealizadora do Projeto Made In Brasília e produtora executiva dos projetos Made In Brasília e Projeto Sarau, da Secretaria de Cultura.
1989/1990 – Divulgadora da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília
– Divulgadora da Associação Ópera – Brasília

DOCÊNCIA

Professora particular de canto lírico e popular na Casa da Cultura Brasília
Desde 2012 – Professora Efetiva de Canto Erudito da Escola de Música de Brasília
2015 – Tutora à Distância de Prática de Canto II, do curso de Licenciatura em Música da UAB – Universidade Aberta do Brasil, para o polo de Porto Nacional, Tocantins
2014 – Tutora à Distância de Prática de Canto I, do curso de Licenciatura em Música da UAB – Universidade Aberta do Brasil, para o polo de Porto Nacional, Tocantins
2010/2011 – Professora substituta do Departamento de Música da Universidade de Brasília, na classe de LEM-Linguagem e Estruturação Musical nas classes de Fisiologia da Voz, Linguagem e Estruturação Musical, Canto Coral e Introdução ao Canto
– Professora temporária de Canto Erudito da Escola de Música de Brasília
2009 – Professora temporária de Canto Erudito da Escola de Música de Brasília
– Professora-Tutora de Fundamentos do Curso, da Licenciatura em Música da Universidade Aberta do Brasil – UnB, na modalidade de Ensino à Distância (EAD) para vários polos
– Professora substituta do Departamento de Música da Universidade de Brasília, na classe de LEM-Linguagem e Estruturação Musical
– Tutora à Distância de Prática de Canto I, do curso de Licenciatura em Música e Teatro da UAB – Universidade Aberta do Brasil – UnB, para vários polos
2008 – Professora substituta do Departamento de Música da Universidade de Brasília nas classes de Fisiologia da Voz e Técnica de Expressão Vocal
– Tutora à Distância de Prática de Canto I, do curso de Licenciatura em Música da UAB – Universidade Aberta do Brasil, para 5 cidades do Acre
2006 – Professora convidada do XXVIII Curso Internacional da Escola de Música de Brasília
2001 – Professora convidada do XXIII Curso Internacional da Escola de Música de Brasília
2000/2001 – Professora Concursada de Canto da Escola de Música de Brasília
1995 – Professora Temporária de Musicalização da Escola Parque da 210/211 Sul

TRADUÇÕES,  ADAPTAÇÕES E LEGENDAS

– Ópera Il Tabarro, de Giacomo Puccini – legenda
– Ópera As Alegres Comadres de Windsor, de Otto Nicolai – tradução e adaptação
– Ópera O Barbeiro de Sevilha, de G. Rossini – tradução, adaptação e legenda
– Ópera O Telefone, de Gian Carlo Menotti – tradução e adaptação
– Ópera Amahl e os Visitantes da Noite, de Gian Carlo Menotti – tradução e adaptação
– Ópera La Cenerentola, de G. Rossini – tradução e adaptação
– Em andamento, tradução e adaptação da ópera Amelia Al Ballo, de Gian Carlo Menotti e O Segredo de Suzana, de Wolf-Ferrari.

GRAVAÇÕES

2007 – CD Demonstrativo Janette Dornellas e Romeu Castro, clássicos da MPB e da música internacional.
2005 – CD Ambígua, Janette Dornellas, com músicas de compositores brasilienses, com o patrocínio do FAC/DF, Fundo de Apoio à Cultura.
2003 – CD Momentos, Janette Dornellas e a pianista Vânia Marise, música de câmara americana, brasileira e árias de ópera; Janette Dornellas e o pianista Farlley Derze, música popular.
2001 – CD da trilha sonora do balé Dali, da companhia de dança Anti Status Quo, participação especial.
1994 – CD Pique-Pega, Um Jeito Gostoso de Aprender, canções do programa educativo de rádio apresentado na Rádio Cultura da Secretaria de Cultura.
1986 – CD O Lixo, adaptação da peça mexicana, nas vozes de Janette Dornellas, Rubi e Cássia Eller.

JÚRI

2008 – Jurada do Festival Nacional de Música do SESI
2007 – Jurada do Prêmio SESC Tom Jobim de Música Popular
1994 – Jurada do Prêmio Luiz Estevão de Cultura
Categoria: Música Popular
1984 – Jurada do III Festival de Música Economiária, Brasília-DF

 

 

Skip to content